Compreendendo o conceito de cultura como sendo o conjunto das manifestações humanas, materiais ou simbólicas, representativas do que é apreendido e partilhado pelos indivíduos dentro de uma coletividade, a cultura torna-se fator essencial para a construção da identidade. Assim, corresponde a todas as formas de organização, costumes e tradições transmitidos de uma geração para outra a partir das vivências. Desse modo, analisar determinada coletividade significa perceber as características que conferem aos membros do grupo o sentimento de pertencimento.
Analisando a comunidade de Belo Campo, Lapão/América Dourada – Bahia, observa-se forte tradição religiosa representada pelos festejos em homenagem à padroeira nossa senhora de Fátima, comemorados no dia 13 de maio há 42 anos. Isso vale dizer que até 1968, a padroeira de nossa comunidade era Nossa Senhora das Candeias, cuja festa era celebrada no dia 2 de fevereiro. Entretanto, a Igreja juntamente com a comunidade, decidiu mudar para Nossa Senhora de Fátima, em virtude das chuvas que eram mais intensas naquela época e dificultavam o acesso de Padres até a essa localidade, para realizar as celebrações.
Nesse sentido, essas informações são úteis para conhecer parte da história dessa comunidade e entender as origens do culto a essa padroeira. Contudo, é importante perceber o significado e a relevância histórica do culto a Nossa Senhora de Fátima, enquanto símbolo soberano de fortalecimento psicológico, emocional, cultural e de integração social.
Outra manifestação religiosa muito importante para esta comunidade acontece nos últimos dias da quaresma que antecedem a Semana Santa. Sem estudos específicos sobre o tema, as origens não são muito claras. A partir de relatos dos mais velhos, estima-se que surgiu por volta dos anos de 1950, trazido por uma antiga moradora. A Alimentação das Almas não é registrada atualmente em nenhum lugar da região, tornando-a ainda mais cheia de incertezas.
No campo das festividades populares, a comunidade conta com a tradicional festa de São João comemorada com muito entusiasmo por seus moradores desde as origens deste agrupamento social. De grande relevância, a festa configura-se como elemento unificador nesta comunidade dividida politicamente.
Gostei do texto, só tenho que corrigir quando você fala que não há registro da Alimentação das Almas na região, haja visto que fiz meu tcc embasado nessa temática e em Xique-Xique,em povoados de Jussara e na Chapada Diamantina cultuam essa manifestação religiosa.Se você quiser depois te envio o meu tcc na integra.Ha ooutra coisa, segundo as integrantes do grupo de penitentes em questão a manifestação surgiu no ano de 41, trazido por dona Valeria e não em 50 como está em seu texto.
ResponderExcluirLegal. Mas não conhecia nenhum registro na região. E como os textos acadêmicos ficam restritos aos espaços das academias, não tinha conhecimento. Obrigada pela postagem. Se puder me enviar seu TCC ficarei grata. Também estamos abertos a correções e sugestões! Meu e-mail é moaradourado@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!